A câmera de escopo de fibra óptica inspeciona e verifica se as extremidades da fibra não estão contaminadas ou danificadas.
Extremidades de fibra óptica sujas são a principal causa de problemas em sistemas de fibra óptica monomodo e multimodo. A câmera de microfibra óptica FI-500 FiberInspector™ elimina o incômodo associado à inspeção de extremidades de fibra, especialmente em situações de baixa luminosidade e alta densidade de cabos.
Basta conectar o cabo ao FI-500 e tocar no botão AF. Em segundos, a extremidade da fibra óptica fica nítida e clara. E se você estiver trabalhando em um local de difícil acesso ou não conseguir que a imagem fique parada, basta tocar no botão de pausa para congelá-la.
Uma câmera de fibra óptica (também chamada de endoscópio de fibra óptica ou endoscópio de inspeção de fibra óptica) é um dispositivo especializado projetado para inspecionar as extremidades das fibras ópticas. Ela amplia e captura imagens nítidas das extremidades das fibras, permitindo que os técnicos as examinem minuciosamente quanto à limpeza e integridade. Essa ferramenta é crucial para identificar contaminantes e danos físicos que podem impactar severamente o desempenho da rede. Modelos avançados, como o FI-500 FiberInspector™ Micro, possuem recursos como foco automático e iluminação integrada, facilitando a inspeção das fibras, mesmo em ambientes desafiadores. Ao garantir que as extremidades das fibras estejam limpas e sem danos, essas câmeras desempenham um papel vital na manutenção do alto desempenho das redes de fibra óptica.
Câmeras de fibra óptica operam ampliando a imagem da extremidade de um conector de fibra óptica, permitindo que um técnico a inspecione quanto à limpeza e integridade. Esses endoscópios normalmente incluem uma câmera ou uma ocular tipo microscópio para visualização. Modelos avançados geralmente contam com recursos de foco automático e iluminação para facilitar a visualização em diversos ambientes. A imagem capturada pelo endoscópio pode ser exibida em uma tela para exame detalhado — o que evita possíveis danos aos olhos ao olhar para uma fibra energizada com um endoscópio óptico.
A principal função de uma câmera de fibra óptica é identificar e destacar qualquer contaminação, como poeira ou óleo, e danos físicos, como arranhões ou lascas na extremidade. Esses defeitos podem prejudicar o desempenho da rede de fibra óptica, causando perdas e refletância. A inspeção com um osciloscópio de fibra óptica é crucial sempre que uma conexão é feita para manter o alto desempenho das redes de fibra, visto que mesmo pequenos defeitos podem ter impactos significativos na transmissão do sinal.
A maior vantagem da fibra óptica para redes é sua alta capacidade de largura de banda, crucial em ambientes de rede modernos, onde a demanda por velocidades de transmissão mais rápidas está em constante crescimento. A fibra óptica permite velocidades de transmissão de dados significativamente mais rápidas em comparação com o cabeamento de cobre tradicional e é imune à interferência eletromagnética que pode afetar seus equivalentes de cobre. Os cabos de fibra óptica também são menores e mais leves do que seus equivalentes de cobre; eles oferecem um alcance estendido de até mais de 100 quilômetros (em comparação com os 100 metros do cobre), tornando-os ideais para instalações extensas, como grandes edifícios comerciais e data centers.
Apesar de todas as vantagens da fibra, os painéis de conexão de fibra de alta densidade atuais tornam a inspeção um desafio. Encontrar o cabo ou a porta para testar pode ser difícil, especialmente nas condições de pouca luz encontradas na maioria dos data centers e armários de fiação.
Câmeras de inspeção manual são simples de usar, mas não funcionam bem em painéis de conexão ou onde há alta densidade de fibra. Câmeras de inspeção de fibra óptica totalmente automáticas podem analisar e classificar a limpeza das conexões de fibra, mas seus recursos analíticos avançados geralmente não são necessários para uma solução de problemas rápida e básica.
O FI-500 simplifica o processo de inspeção. Sua lanterna PortBright integrada ajuda você a encontrar a porta ou o cabo certo. A sonda de perfil compacto se encaixa em locais apertados e possui controles por botão para operação simples. Sua câmera com foco automático proporciona uma visão nítida da face final em poucos segundos, enquanto o botão de pausa congela a imagem na tela nítida de 320 x 240 para uma inspeção mais detalhada.
O FI-500 FiberInspector Micro preenche a lacuna entre um osciloscópio manual e um osciloscópio de inspeção de fibra óptica totalmente automatizado: ele tem a simplicidade e a praticidade de uma ferramenta manual, além de recursos avançados que reduzem a solução de problemas e o tempo de inspeção.